sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Bento



O termo "bento" (ben-tô) em japonês significa "lancheira do almoço". Apesar disso, está longe de ser aquela marmita a que estamos acostumados. O objetivo do bento é montar uma refeição que tenha tanto apelo aos olhos quanto ao paladar. Não é incomum para as mães japonesas prepararem uma lancheira decorada, elaborada e divertida, para incentivar seus filhos a comerem todo o almoço na escola. Se estiver cansado do sanduíche natural que come no trabalho ou quiser deixar seus filhos ansiosos para a hora do recreio, você pode aprender muito com a tradição do bento.



Passos

Divida a refeição proporcionalmente. Ao preparar o bento, existem duas maneiras básicas de dividir a comida. Você pode:
  • Usar uma razão 4:3:2:1 - 4 partes de arroz, 3 partes de acompanhamento, 2 partes de vegetais e 1 parte de sobremesa (ou outra coisa).
  • Usar uma razão 1:1 - 1 parte de arroz e o mesmo tanto dos outros alimentos (legumes, carnes, etc).
  • Você também pode variar estas razões e usar ingredientes mais familiares. O objetivo é criar uma refeição diversa, nutritiva e balanceada.
    • Ao invés do arroz, você pode usar sushi, onigiri (bolinho de arroz). Você pode usar outros tipos de arroz, risoto ou até macarrão.
    • O acompanhamento deve ser alguma fonte de proteína, como um bife, galinha, peixe ou outra carne. Ela pode ser grelhada, empanada, frita e por aí vai. Para um bento vegetariano, tente alguns tipos de grãos, como a soja.
    • Repolho picado com um molho leve é uma alternativa bem popular. Vegetais picados ou até uma salada de batatas podem ser usados.



Consiga uma lancheira de bento, que já vem dividida em compartimentos, seguindo a proporção tradicional do bento. Você pode encontrar uma em lojas especializadas em produtos orientais. No Japão, as porções de comida são menores que no ocidente, o que pode ser bom para uma dieta de restrição alimentar (ou ruim, dependendo da sua vontade). Se não conseguir encontrar uma lancheira de bento, você pode improvisar usando uma vasilha quadrada com tampa, arrumando a comida de maneira criativa. Formas de muffins e bolinhos são bons compartimentos.



Escolha alimentos bem coloridos. Quanto mais sólida e forte a cor, maior o impacto visual do bento, e mais nutritivos são os alimentos (pelo menos no que toca os vegetais). Arroz branco, ovos cozidos inteiros e queijos podem dar um bom contraste no seu bento, ainda mais quando ao lado de alimentos verdes, vermelhos e outras cores fortes.



Coloque a comida de modo organizado. Isto vai impedir que a comida mude de lugar dentro da lancheira. A primeira coisa a entrar deve ser o arroz (ou seu substituto), seguido de alimentos que sejam pouco flexíveis (como uma coxa de galinha). Adicione os itens flexíveis, como a salada de batata ou as verduras. Por último, adicione os itens que irão preencher os espaços, que devem ser pequenos e resistentes.






Faça desenhos e texturas com a comida. Você pode decorar de acordo com um tema.
  • Mantenha as bordas entre os alimentos bem definidas. Contrastes de cores e texturas devem estar ao lado uns dos outros, mas os similares devem estar separados. Tome cuidado para não misturar sabores contrários (não coloque arroz frito perto dos doces).

        Faça rostos de animais ou outras figuras com a comida. Duas fatias de um ovo cozido com um  
        pouco de páprica no meio fazem um belo par de olhos.




fonte:http://pt.wikihow.com/Preparar-um-Bento-(Lancheira-Japonesa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário