segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Daikon - benefícios


O nabo é uma planta de horta de raiz comestível e folhas também, é cultivado há 4.000 anos e com razão.  É barato, saudável e fácil de preparar e de cultivar, facilita a digestão e o aproveitamento de gorduras. O nabo também contém lisina, um aminoácido que pode ajudar a prevenir e controlar resfriados. Muito utilizado de forma decorativa na culinária japonesa, o nabo tem poucas calorias e um alto teor de nutrientes.
O daikon【大根】 (nabo) é um legume consumido há séculos, trazido ao Japão pela China por volta do ano 710,  legume semelhante à cenoura e ao rabanete, com qrande variedades, que se diferenciam pelo tamanho e pela forma. Alguns têm raízes compridas, outros redondas e há ainda outros de forma achatada, sendo as cores mais comumente encontradas o branco e o roxo.
Cru ou cozido, o nabo substitui sem fazer feio a maioria dos pratos de batata: é chamado de “batata da culinária ancestral”. Parte do preconceito contra o nabo vem da idade média: por ser comum e de cultivo fácil, o nabo era amplamente consumido pelos pobres, sendo seu consumo evitado nas mesas da nobreza.
Por outro lado, o nabo foi tradicionalmente preterido pela batata, já que a batata servia, entre outros usos, para a fabricação de bebidas alcóolicas; mas com a recente valorização dos alimentos frescos e suas qualidade nutritivas e benéficas à saúde, o nabo vem construindo prestígio e conquistando lugar nas receitas mais sofisticadas.

Benefícios e valor nutritivo

Sua função é aguçar o paladarmelhorar a digestão  e prevenir contra o câncer. Além disso, é rico em vitaminas A e Cbom para a tosse, e suas folhas e talos são usadas na prevenção da osteoporose e no combate à anemia.
♦ Rico em sais minerais como cálcio (mineral fundamental para a formação dos ossos e dentes), ferro, potássio, zinco e cobre
♦ O nabo tem propriedades diuréticas e as fibras ajudam a controlar os níveis de colesterol no sangue.
♦ É rico em celulose, que estimula a ação dos intestinos.
♦ Contêm fibras que ajudam o trânsito intestinal e as pessoas que querem manter o corpo em forma. Rico em vitaminas B e C, o alimento ajuda a conservar a saúde do sistema imunológico e o bom funcionamento do sistema nervoso.
♦ Contém também substâncias conhecidas por heterosídeos, que têm propriedades anticancerígenas”.
Restrições
O consumo de nabo pode gerar gases. Pessoas com distúrbios de tireoide devem evitar seu consumo, pois ele contém substâncias que podem interferir na produção de hormônios pela glândula tireoide.


Nenhum comentário:

Postar um comentário